Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Senado divulga cronograma da posse de Lula e Alckmin; confira os horários

 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação
O Senado Federal divulgou o roteiro da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro. O cronograma previsto tem início às 13h30 com a chegada de autoridades, convidados e chefes de Estado ao Congresso Nacional, e se encerra com a ida de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) ao Palácio do Planalto às 16h20.
Em sua conta no Twitter, Lula fez nesta sexta-feira (16/12) uma convocação para que seus apoiadores compareçam à Esplanada dos Ministérios a partir das 11h para acompanhar a posse.
O cortejo com Lula e Alckmin terá início na Catedral Metropolitana de Brasília às 14h30, em carro aberto, em direção ao Congresso Nacional. Ambos serão recebidos pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A sessão solene da posse terá início às 15h, com a leitura e assinatura do termo da posse e pronunciamentos de Lula e Pacheco.
Após a sessão solene, presidente eleito e vice vão à área externa do Palácio do Planalto, onde recebem as honras militares antes de subir a rampa. Além do Congresso, Lula e Alckmin também participarão de solenidades no Planalto e no Itamaraty.

Em paralelo, ocorre na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas e transmissão da posse. O evento terá início às 12h.
Veja o cronograma da posse no Congresso Nacional:
13h45 às 14h30 – Chegada dos chefes de Estado e de governo (Anexo I do Senado)
13h30 às 14h30 – Chegada de autoridades e convidados (Salão Branco do Congresso)
14h20 às 14h30 – Chegada de Lula e Alckmin (Catedral Metropolitana de Brasília)
14h30 – Saída do cortejo com Lula e Alckmin rumo ao Congresso (Catedral Metropolitana de Brasília)
14h40 – Chegada de Lula e Alckmin ao Congresso Nacional, com receptivo dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
15h – Início da sessão solene da posse presidencial: Execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento.
15h50 – Ida de Lula e Alckmin para a sala de audiências da Presidência do Senado
16h00 – Deslocamento de Lula e Alckmin da sala de audiências para a área externa do Palácio
16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares
16h20 – Ida de Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto

Por: Victor Correia – Correio Braziliense

Leave a Comment