Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Reino Unido e Pernambuco selam acordo de cooperação

 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

Primeira mulher a ocupar o cargo de embaixadora do Reino Unido no Brasil, a britânica Stephanie Al-Qaq chegou ao Recife na última terça-feira (27) para uma série de compromissos na capital, sendo a principal agenda voltada ao fortalecimento dos laços entre o governo estrageiro com a cidade pernambucana, que sedia um dos consulados do país europeu em território brasileiro. Já na manhã de ontem (28), Al-Qaq se encontrou com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), para participar da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Reino Unido e o Governo de Pernambuco.

“Estamos trabalhando em várias áreas junto com o estado, mas esse acordo é como pára-brisa para nossa cooperação. Já estamos trabalhando na área de inovação tecnológica com a transição verde e fontes de energias renováveis, mas queremos expandir nossa parceria. Então essa é uma maneira de juntarmos os nossos esforços e identificarmos prioridades para o futuro”, disse a embaixadora.

Stephanie também conheceu o Hub Periférico, um empreendimento sustentável que desenvolve programas de educação laboratorial e eventos com programadores, designers e outros profissionais em busca de soluções tecnológicas. “Foi uma visita bastante emocionante porque vi dentro desse prédio abundância e inclusão dentro da área de tecnologia e inovação. Acho importantíssimo o trabalho que o hub está fazendo porque Pernambuco tem uma oportunidade e um potencial enorme para se desenvolver. E não podemos deixar as pessoas da periferia para trás.”
Al-Qaq viveu em Brasília entre 2007 e 2012, quando ocupou o cargo de conselheira política na Embaixada Britânica. Antes de ser nomeada embaixadora de Sua Majestade na República Federativa do Brasil, em novembro de 2022, atuou como enviada ao Irã e diretora para o Irã e a Segurança Regional no Ministério de Assuntos Estrangeiros, Commonwealth & Desenvolvimento, Foi ainda diretora do Departamento de Oriente Médio e Norte da África do ministério.
Bonecos Gigantes de Olinda

Entre os destaques de sua visita ao estado, Al-Qaq visitou a Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, localizada na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. No local, ela acompanhou a confecção do boneco do Chefe de Estado do Reino Unido, o Rei Charles III, previsto para ficar pronto na próxima semana. “Estou muito contente que eles escolheram ele sorridente, porque as pessoas acham que às vezes ele é meio sério, mas ele não é, ele se conecta muito bem com as pessoas”, ressaltou a embaixadora.

“A gente tem um processo bem diferenciado na criação desses bonecos. A gente modela eles na argila, isso possibilita dar expressão facial neles. Já era pra estar pronto, mas como estamos em um período de chuva, então a gente achou por bem não se arriscar e deixar o final da finalização da modelagem do Rei Charles para a próxima semana”, contou o criador e produtor da Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, Leandro Castro.

Após acompanhar a confecção do boneco, Stephanie seguiu para o encerramento das comemorações do primeiro aniversário de Charles III como rei. A festa, conhecida como “Trooping of the Colour”, acontece há 260 anos e marca a celebração de um segundo aniversário dos monarcas britânicos. A data de aniversário do rei Charles é em 14 de novembro, quando ele completará 75 anos.

Por: Eduarda Oliveira

Leave a Comment