Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Raquel Lyra reúne prefeitos e prefeitas do Agreste e do Sertão de Pernambuco para tratar de demandas prioritárias

HELIA SCHEPPA / SECOM
FOTO: HELIA SCHEPPA / SECOM

As demandas a serem trabalhadas ente o Estado e os municípios devem contemplar áreas como defesa civil; saúde; segurança pública; mobilidade; esgotamento sanitário e abastecimento de água; resíduos sólidos; superação da pobreza; habitação e educação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), encerra a série de encontros com os prefeitos e prefeitas pernambucanas nesta segunda-feira (30). Os gestores da região do Agreste e do Sertão do Estado vão se reunir no Palácio do Campo das Princesas para apresentar as demandas prioritárias dos municípios, com foco no desenvolvimento regional.

Às 10h, Raquel Lyra vai receber os prefeitos do Agreste; e às 14h, será a vez de os representantes do Sertão de Pernambuco. Essa articulação municipal se dará por meio de ofício, com a lista de pelo menos três prioridades de cada localidade.

As prefeituras também vão ter que indicar representante do Executivo para liderar grupos técnicos para acompanhar os indicadores dos assuntos prioritários: defesa civil; saúde; segurança pública; mobilidade; esgotamento sanitário e abastecimento de água; resíduos sólidos; superação da pobreza; habitação e educação.

As câmaras temáticas de atuação ficarão centralizadas na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. Os interlocutores definidos por cada município trabalharão de forma conjunta, seguindo um calendário de encontros e visitas técnicas.

Também será necessário o envio de um relatório dos convênios e contratações que já estão assinados com o Estado e a União. O levantamento servirá para fazer um panorama dos projetos que estão em andamento, dando prioridade àquelas obras perto da conclusão, garantindo a boa aplicação dos recursos públicos.

O trabalho desses grupos irá começar com as ações de prevenção da Defesa Civil através de visitas técnicas aos locais de risco existentes em cada município. As datas e os roteiros serão sugeridos por cada equipe.

“Já nesta semana iremos oficiar a todos os municípios para que eles constituam as câmaras técnicas de acordo com os temas transversais. Nós vamos marcar as primeiras reuniões de trabalho para emitir os relatórios e apresentar no próximo encontro, marcado para o começo de março”, explicou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos, após reunião realizada com os 43 prefeitos e prefeitas da Zona da Mata, na última quarta-feira (25).

JC

Leave a Comment