Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Quem são a 1° mulher e o 1° homem negro em uma missão à lua

Artemis II deve partir no final de 2024 para voar ao redor da Lua. Outras missões à Lua foram compostas apenas por homens brancos. No total, quatro astronautas foram escolhidos pela Nasa para a nova jornada

Carmen Mandato/Getty Images/AFP

Pela primeira vez, uma mulher e um homem negro foram escolhidos para participar de uma viagem à Lua organizada pela Nasa. Christina Hammock Koch será especialista de missão e Victor Glover será o piloto da missão Artemis II, que será lançada no final de 2024 para voar ao redor da Lua. Os dois são astronautas e trabalham na Nasa há 10 anos.

Os nomes dos participantes da nova jornada foram anunciados pela agência espacial norte-americana nesta segunda-feira (3). Em outras missões à Lua, a tripulação foi composta apenas por homens brancos. A escolha de Christina e Victor faz parte de uma promessa da Nasa de levar mais diversidade às explorações espaciais.

Essa é a primeira viagem à Lua desde a última missão Apollo, em 1972. Os astronautas ainda não vão pousar no satélite natural. Também fazem parte da missão Reid Wiseman e Jeremy R. Hansen (siga lendo a reportagem para saber mais sobre a Artemis II).

Recordista e pioneira: quem é Christina Hammock Koch

Christina tem 44 anos, nasceu em Michigan, no centro-oeste dos Estados Unidos, e cresceu no estado da Carolina do Norte. Foi selecionada como astronauta da Nasa em 2013.

É a mulher que ficou o maior tempo contínuo no espaço até agora: 328 dias;

Em 2019, participou da primeira caminhada espacial feminina, ao lado da astronauta Jessica Meir, e de outras cinco caminhadas espaciais, totalizando 42 horas e 15 minutos em atividade.

Na Nasa, foi engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS) em três expedições, contribuindo para “centenas de experimentos em biologia, ciências da Terra, pesquisa humana, ciências físicas e desenvolvimento tecnológico”, diz a agência espacial norte-americana.

Christina é formada em engenharia elétrica e física e possui um mestrado em engenharia elétrica. Antes de se tornar astronauta, sua carreira esteve voltada para o desenvolvimento de instrumentos de ciência espacial e a engenharia de campo científico remoto.

Seis meses na estação espacial: quem é Victor Glover

Victor tem 46 anos, nasceu e cresceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Entrou para o quadro de astronautas da Nasa em 2013.

Fez seu primeiro voo espacial em 2020;

Foi o primeiro homem negro a participar de uma missão longa de duração (seis meses) a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Também atuou como engenheiro de voo na estação espacial em uma expedição e “contribuiu para muitas coisas enquanto estava a bordo da estação, incluindo investigações científicas, demonstrações de tecnologia, cultivo de plantações e tirar centenas de fotos da Terra”, segundo a Nasa. O astronauta completou 168 dias em órbita e participou de quatro caminhadas espaciais.

Antes de ingressar na Nasa, foi piloto de testes da Marinha dos Estados Unidos e era membro do Legislativo no Senado norte-americano. Acumulou 3 mil horas de voo em mais de 40 aeronaves, mais de 400 pousos interrompidos em porta-aviões e 24 missões de combate.

Marina Pagno, g1

Leave a Comment