Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

PIB brasileiro já cresceu 3,2% em 2022

O PIB brasileiro cresceu 0,4% no 3º trimestre na comparação com o trimestre imediatamente anterior. No acumulado do ano, de janeiro até setembro, apresentou crescimento de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. As previsões do ano de 2022 devem mudar.

O resultado é bastante representativo porque vale lembrar que no início do ano se falava de um crescimento do PIB de 0,4%, previsão bastante pessimista, mas o setor de Serviços vem surpreendendo ao longo do ano, como aconteceu novamente nesse trimestre com mais um crescimento.

O setor de Serviços é bastante importante porque representa boa parte da formação do PIB, com mais de 70% do total. Os Serviços cresceram 1,1%, puxando toda a economia. A indústria também teve um resultado positivo de 0,8% e a agropecuária teve uma queda de 0,9%.

Pelo lado da demanda, o Consumo das Famílias é quem tem um peso maior na formação do PIB, com mais de 60%, e teve um crescimento de 1%. Já os investimentos também tiveram um crescimento importante de 2,8% também ajudando na formação do PIB com o Consumo do Governo, que também teve elevação.

Pois é, as previsões do PIB para 2022 provavelmente vão ser revisadas porque se fala de um crescimento da economia de 2,8% para esse ano, mas no acumulado de janeiro a setembro a economia já cresceu 3,2%. Então teria que cair no último trimestre do ano para o resultado ficar negativo.

Normalmente, o último trimestre do ano apresenta crescimento e o resultado deve ser revisado, talvez fechando o ano de 2022 com crescimento acima de 3%. Já para 2023, a expectativa é de um crescimento mais fraco por conta dos juros mais altos nas economias brasileira e mundial para combater a inflação, que traz uma desaceleração mundial.

Por: Ecio Costa

Leave a Comment