Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”: o que você precisa saber sobre o novo filme da Marvel

Com a morte do ator Chadwick Boseman, sequência do filme “Pantera Negra” precisou ter sua história modificada

Novo "Pantera Negra" estreia nos cinemas
Novo “Pantera Negra” estreia nos cinemas – Foto: Divulgação

A ausência de Chadwick Boseman deixou uma enorme lacuna para a sequência de “Pantera Negra”, filme que fez história, em 2018, ao conquistar uma legião de fãs e faturar bilhões em bilheteria, levando representatividade negra para as telas de cinema. Sem seu principal astro, a franquia precisou redirecionar seu foco e iniciar um novo caminho nos cinemas.

O ator morreu em 2020, aos 43 anos, vítima de um câncer. Com a decisão da Marvel Studios de não escalar um outro ator para viver o rei T’Challa, as personagens femininas que acompanharam o herói no primeiro filme ganharam protagonismo em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, que ganha sessões de pré-estreia no Brasil hoje.

Assim como na vida real, o protetor de Wakanda morre logo no início do novo longa-metragem. O que os trailers e vídeos de bastidores revelam é que o personagem – e Chadwick, por consequência – será homenageado com um cortejo realizado por seu povo, com direito a música e dança.

Trama do filme
Ryan Coogler
, diretor do primeiro filme, retorna à direção e, mais uma vez, divide o roteiro com Joe Robert Cole. Na trama escrita por eles, a poderosa nação africana de Wakanda encontra-se vulnerável após a morte do seu líder. Além de lidar com a perda do filho, a rainha Ramonda (Angela Bassett) precisa agir para defender seus país das potências mundiais que querem se aproveitar dessa fragilidade.

Para conseguir cumprir com suas responsabilidades, a soberana contará com a ajuda de outras mulheres também marcadas pelo luto. Shuri (Letitia Wright), irmã mais nova de T’Challa, a espiã Nakia (Lupita Nyong’o) e a guerreira Okoye (Danai Gurira) se unem à rainha na tentativa de encontrar novos caminhos para Wakanda, com apoio também de M’Baku (Winston Duke) e Everett Ross (Martin Freeman).

Novos personagens
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” introduz alguns novos personagens ao Universo Cinematográfico da Marvel. Um dos mais esperados pelo público é Namor, que sofreu algumas mudanças em relação às suas origens nos quadrinhos. Diferente das HQs, o no filme o Príncipe Submarino comanda o reino submerso de Talocan, ao invés da lendária Atlântida. Essa alteração ocorre para que ninguém confunda o antagonista com o Aquaman, super-herói da DC Comics interpretado por Jason Momoa no cinema.

A disputa internacional pelo Vibranium, metal que é fonte do poder e das riquezas de Wakanda, coloca a nação em rota de colisão com Talocan, que também possui o material em abundância. No filme, a nação submarina é representada como uma antiga civilização da América Latina. O ator mexicano Tenoch Huerta foi o escolhido para dar vida a Namor.

Outra adição à trama é Riri Willians, vivida pela atriz Dominique Thorne. Conhecida nas HQ’s como Coração de Ferro, ela é uma jovem prodígio que construiu uma armadura semelhante à do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). A Marvel já prepara uma série exclusiva da personagem, que deve estrear no próximo ano. Também está no elenco a atriz e roteirista Michaela Coel, que interpreta Aneka, integrante das Dora Milaje.

Quem será o Pantera Negra?
Com a morte de T’Challa na história, a maior dúvida que vinha sendo levantada pelos fãs era sobre quem herdaria o título e os poderes do Pantera Negra. Os trailers já divulgados deixam claro que uma mulher é quem assume o manto. Shuri sempre apareceu como favorita para assumir o posto, uma vez que isso já ocorreu nos gibis. No entanto, a postura da atriz Letitia Wright, que durante a pandemia de Covid-19 chegou a defender ideias antivacina, tornou a escolha dela incômoda para grande parte do público.

Julgando pelo destaque que a Disney vem dando a Letitia em eventos do filme e materiais de divulgação, o estúdio parece ter optado por “passar uma borracha” nas polêmicas. Ao que tudo indica, Shuri deve mesmo ser a nova Pantera Negra de Wakanda, pelo menos neste segundo longa.

Leave a Comment