Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Governo de Pernambuco suspende doação de parte do terreno do museu Espaço Ciência

 (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Foto: Bruna Costa/Esp.DP
Foi publicada na edição da quinta-feira (15) do Diário Oficial do estado, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, que o Governo do Estado decidiu suspender a doação de parte do terreno que compõe o Espaço Ciência, localizado no Memorial Arcoverde, área entre Recife e Olinda. A doação de mais de 8 mil m² do Espaço Ciência foi firmada pela nova lei nº 17.940, sancionada em outubro deste ano para a instalação de um data center com uso de cabo submarino para velocidade da Internet.
O espaço seria cedido para duas empresas privadas que pretendem instalar um ponto de recepção de um cabo submarino de internet no local. A doação tem sido alvo de críticas da comunidade científica e ações de órgãos públicos. No entanto, a nota traz a decisão de “suspender as medidas administrativas voltadas à execução da Lei Estadual nº 17.940/2022, até ulterior manifestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.
Segundo o Ministério Público de Contas (MPC-PE), as empresas beneficiárias da doação possuem capital social declarado na Receita Federal de apenas 10 mil reais cada, mas, além de receberem um terreno equivalente a R$ 16 milhões do Estado, houve a promessa de investimento de 50 milhões de dólares.
O caso vem ocorrendo desde a doação do terreno do Espaço Ciência que foi sancionada pelo governador Paulo Câmara (PSB) no dia 21 de outubro deste ano. Já em novembro, a direção do museu disse ter sido surpreendida por uma intimação de empresas privadas para retirar com “urgência” objetos e obras voltadas aos  visitantes.
Até o momento o espaço está aberto ao público e com funcionamento sem alterações em suas programações.

Por: Diario de Pernambuco

Leave a Comment