Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Compesa promete reforçar abastecimento de água durante o Carnaval de Pernambuco

ALUÍSIO MOREIRA/COMPESA

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) garante que reforçará o abastecimento de água nos principais focos do Carnaval de Pernambuco este ano.

O esquema especial do Carnaval 2023 começa na semana pré-carnavalesca, nesta segunda-feira (13), e vai até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro.

No Sítio Histórico de Olinda, onde são aguardados milhares de visitantes para brincar o Carnaval, a água será fornecida diariamente nos focos da festa.

Cidades dos litorais Sul e Norte e do interior de Pernambuco também estão sendo contempladas com medidas para garantir o fornecimento a moradores e turistas.

A partir desta segunda-feira (13), o regime de abastecimento em Olinda, na Cidade Alta, será de 20 horas por dia, todos os dias, até o encerramento do Carnaval.

No intervalo de quatro horas, serão feitas manutenções necessárias e recuperados os níveis dos reservatórios. Atualmente, o calendário de abastecimento da região é de um dia com água para um dia sem água.

No esquema especial do Carnaval, das 8h às 18h, será feito o abastecimento das áreas da Ribeira, Varadouro, 13 de Maio, Bertioga, Carmo, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim. Já nas áreas do Monte, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso e Barreira do Rosário, o abastecimento será das 20h às 06h.

No Recife, não há mudanças na distribuição de água, uma vez que o bairro de São José, onde desfila o Galo da Madrugada, é abastecido sem regime de rodízio.

No interior de Pernambuco, Bezerros e Pesqueira, cidades do Agreste do Estado, receberão reforço no abastecimento via rede de distribuição, a partir do aumento da vazão distribuída para as duas cidades durante os dias de festa.

Já no Litoral Norte, as praias de Paulista (Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha) contarão com três carros-pipa para o reforço do atendimento nessas três localidades.

Em Itamaracá e Ponta de Pedras, a Compesa disponibilizará quatro carros-pipa com esse mesmo objetivo.

A cidade de Olinda também contará com o reforço de quatro carros-pipas, em caso de necessidade, entrega que serão feitas sempre no horário noturno devido ao grande fluxo de foliões durante o dia.

Pelo site da Compesa (servicos.compesa.com.br) e do telefone 0800 0810195, é possível verificar o calendário de abastecimento.

Carro-Pipa Carnaval

Já para solicitar o envio de carro-pipa para focos de folia, deve-se ligar para o 0800 da Companhia, que funciona 24 horas por dia.

Mais de 300 profissionais da Compesa estarão de plantão durante o período de Carnaval nas mais diversas áreas de atuação da empresa.

“Apesar de realizarmos ações preventivas nas redes de abastecimento de água e sistema de esgotamento sanitário nos focos de folia, contaremos com equipes numerosas de profissionais de plantão para garantir um carnaval tranquilo para a população”, explica a diretora Regional Metropolitana, Nyadja Menezes.

Medidas preventivas

O esquema especial de Carnaval da Compesa conta não apenas com ações para ampliar o fornecimento de água, como também para corrigir vazamentos e outras ações que venham a comprometer o acesso da população à água.

Nas últimas três semanas, equipes da Compesa percorreram as redes de abastecimento do Sítio Histórico de Olinda e da região central do Recife, especialmente no trajeto feito pelo bloco Galo da Madrugada e no Bairro do Recife, para identificar e sanar vazamentos e executar serviços de pavimentação nos trechos onde a companhia realizou intervenção.

Essa operação também contemplou os serviços de esgotamento sanitário, quando foram realizadas manutenções preventivas nos focos de folia e agilizados as ações para correção de extravasamento de esgotos, atividades desenvolvidas pela BRK, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada.

Ainda visando garantir abastecimento satisfatório para a população, a Compesa começa a operar, na próxima semana, uma nova adutora que será interligada ao sistema de abastecimento de água do município de Tamandaré, no litoral Sul de Pernambuco.

A nova adutora possui 600 metros, dos quais 260 passam por cima da ponte Rosaldo Ramos Rocha, sobre o rio Ariquindá, na PE-72, que fica na divisa entre os municípios de Tamandaré e Rio Formoso.

A Compesa realizou o remanejamento da adutora antiga, onde foi encontrado um vazamento na tubulação na parte que passa por dentro do rio, o que estava causando instabilidade no abastecimento daquela região.

A iniciativa foi acelerada para garantir a regularidade do abastecimento de Tamandaré, que durante o período de Carnaval recebe um grande fluxo de veranistas e turistas.

Leave a Comment