Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Campus do IFPE de Afogados da Ingazeira contribui para a popularização da Ciência no Sertão do Pajeú

O Campus do IFPE de Afogados da Ingazeira, por meio do Departamento de Pesquisa e Extensão (DPEX), abriu suas portas para a comunidade de Afogados da Ingazeira e de 16 municípios da região, com a realização da 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022.

Com cerca de 800 inscritos, a programação do evento contou com 24 palestras, 15 exposições interativas, 13 oficinas, 11 minicursos e 5 atividades culturais e esportivas distribuídas nos três turnos em que ocorreu.

Além dos minicursos, oficinas e palestras em que os participantes se inscreviam previamente no site do evento, os visitantes tiveram a disposição exposições interativas e permanentes como o planetário inflável, a caravana móvel, a observação do céu noturno e diurno com o uso de telescópios e as estações com experimentos de química, física, matemática e biologia, em áreas externas do Campus e nas suas salas e laboratórios.

Participaram do evento estudantes, professores, pesquisadores e interessados nas temáticas que abordaram uma diversidade de assuntos nas áreas esportiva, de meio ambiente, engenharia, tecnologias de informação e comunicação, empreendedorismo, acessibilidade e ciências da natureza.

A diretora-geral do Campus, Andrea Dacal, ressaltou a importância das parcerias construídas para que a Semana fosse alcançasse o êxito que alcançou.

“Foi uma alegria retornar ao formato presencial do evento, pelo seu sucesso, a gente pode perceber o quanto as pessoas estavam precisando de momentos como este. E para que tudo acontecesse da melhor forma, foram fundamentais as nossas parcerias, temos que agradecer muito ao Espaço Ciência de Pernambuco, que praticamente se mudou para cá, vindo com toda a sua estrutura, ao apoio financeiro do CNPq e, principalmente, à comunidade de Afogados e região que abraçou o evento de um jeito muito especial, às escolas que trouxeram seu alunos para visitação, aos nossos estudantes e a dedicação dos monitores, servidores e equipe organizadora da SNCT do Campus”, disse.

A proposta da SNCT é mostrar a importância da ciência e da tecnologia para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica brasileira e suas aplicações.

Leave a Comment