Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Biden anuncia que vai concorrer à reeleição presidencial

Presidente dos EUA, de 80 anos, lançou oficialmente campanha para um segundo mandato em 2024, ao lado da vice Kamala Harris.

AP Photo/Evan Vucci

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (25) que vai concorrer à reeleição ao cargo em 2024.

Biden, de 80 anos, lançou oficialmente sua campanha para o segundo mandato. Ele concorrerá ao lado da atual vice-presidente, Kamala Harris. A candidatura dos dois foi oficialmente protocolada também nesta terça (leia mais sobre os perfis de Biden e Harris abaixo).

O anúncio oficial – na semana passada Biden já havia dito que deveria se candidatar novamente – foi feito por meio de um vídeo de três minutos divulgado pela Casa Branca.

Nele, Biden pede aos eleitores mais tempo para “terminar o trabalho” que começou e que deixem de lado as preocupações pelo fato de ele ser um dos presidentes mais velhos da história do país – uma pesquisa desta semana mostrou que essa é uma das principais barreiras à sua candidatura (leia mais abaixo).

Caso reeleito, o atual presidente terá 86 anos ao final do segundo mandato.

No anúncio oficial, o líder dos EUA disse ainda estar travando uma batalha pelo resgate da alma de seu país, um discurso que ele fez na primeira campanha, em 2020.

“Eu disse que estamos em uma batalha pela alma da América, e ainda estamos”, disse. “A questão que enfrentamos é se nos próximos anos teremos mais liberdade ou menos liberdade. Mais direitos ou menos. Liberdade. A liberdade pessoal é fundamental para quem somos como americanos. Não há nada mais importante. Nada mais sagrado”, disse Biden no vídeo.

Democratas divididos

A campanha de Biden à reeleição está dividindo os democratas do país. Cerca de metade deles é contra a reeleição, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada esta semana. Nela, 44% dos entrevistados democratas disseram que Biden não deveria concorrer a um segundo mandato.

G1

Leave a Comment