Logo BCM.
Banner – Anuncie Aqui- 970×250 | CENSURA ZERO  

Bibliotecas de Carnaíba terão a 5ª edição do livro Lampião: Memórias de um soldado valente

https://blogdocauerodrigues.com.br/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2022-12-05-at-09.00.46-1-1200x720-1.jpeg

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota e a diretora de Cultura, Elisângela Mendes, receberam os exemplares da 5ª edição do livro “Lampião: Memórias de um Soldado Volante”, de João Gomes de Lira. Esta edição contou com o apoio da Prefeitura Municipal, que adquiriu 40 exemplares para as bibliotecas do município.

O autor, João Gomes de Lira embora nascido no município de Floresta (distrito de Nazaré do Pico), morou muito tempo em Carnaíba, para onde mudou-se com a família. Faleceu em 2011, aos 98 anos. O amor por Carnaíba e a identificação com a terra o elegeu vereador, exercendo com maestria seu mandato, sendo responsável pela instalação do busto de Zé Dantas e criação da bandeira do município, entre outros feitos.

João Gomes, que era tenente da Polícia Militar, ingressou aos 18 anos na Força Volante de combate ao cangaço, vindo daí as memórias que compôs os livros. Gomes fez parte do grupo comandado pelo Tenente Manoel Neto, que percorreu os Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, tendo alguns confrontos com Lampião e seu bando.

A obra, que é composta por dois volumes, estará acessível ao público na Biblioteca Pública Municipal e no Museu de Zé Dantas. Já a comunidade escolar também será contemplada em suas bibliotecas, nas unidades de ensino municipal. As informações são do Blog de Cauê Rodrigues.

Leave a Comment